Transferência de Tecnologia

postado em 8 de jan de 2014 06:38 por Plast Labor promo
- Fomos selecionados pela Universidade Federal de Minas Gerais para fazer parte de um projeto de transferência de tecnologia da universidade para a empresa. Neste projeto, iniciado no segundo semestre de 2013, tem como objetivo a elaboração de um Produto que irá acelerar o diagnóstico da tuberculose. 

Publicação em Diário Oficial da União

A tuberculose (TB) é a 13ª causa de morte em todo mundo (http://www.who.int/gho/mortality_burden_disease/causes_death/2000_2011/en/index.html), observando-se uma alta prevalência em regiões que são atingidas pela pobreza e AIDS. Além disso, alguns grupos, tais como diabéticos, indivíduos privados de liberdade, moradores de rua e indígenas, apresentam um significativo maior risco para desenvolver TB. 

Apesar de que, nos últimos 20 anos, a incidência de TB no Brasil ter decrescido 30%, ainda ocorre, anualmente, cerca de 90 mil novos casos no país (BRASIL, 2012) colocando-o no grupo dos 22 países onde ocorre 80% dos casos de TB no mundo. Ações positivas de instituições como a Organização Mundial da Saúde, Ministério da Saúde e da REDE-TB, entre outras, tem impulsionado a aproximação da academia (universidades e instituto de pesquisas) com os Programas de Controle da TB (PCT) e o setor industrial, permitindo a implantação de uma educação continuada, formação de recursos humanos de alta qualidade, desenvolvimento de novas tecnologias e processos, bem como a implantação e avaliação do impacto destas ferramentas na rotina. 

Entretanto ainda resta muito por fazer, seja na busca de novo novos fármacos, vacinas e métodos diagnósticos como na integração de produtores de conhecimento, clínicos, PCT e setor industrial.
Comments